Workshop de Cerâmica – À roda das formas: A Taça, com Ricardo Lopes
Data: 17 e 18 de Dezembro 2022 (Inscrições até 15 de Dezembro)
Local: LAC
Horário: 10h00 > 13h00 e 14h30 > 17h30
Duração: 12 horas
Inscrição: 125€ p/ pessoa
Material incluído
-
Workshop de Cerâmica – À roda das formas: A Taça, com Ricardo Lopes
Data: 19 e 20 de Novembro 2022
Local: LAC
Horário: 10h00 > 13h00 e 14h30 > 17h30
Duração: 12 horas
Inscrição: 125€ p/ pessoa (Esgotado)
Material incluído
Sinopse
Usar a especificidade estética e funcional de um objecto-tipo como fio condutor e explorador da expressão individual.
Objectivo
Desenvolver o olhar e a relação com as formas, a partir da criação livre mas conduzida dos seus volumes e conteúdos.
Enquadramento
Existem temas universais relacionados não só com a estética formal da linguagem Cerâmica mas também com os arquétipos que fomos criando ao longo da História. Esses temas
foram desenvolvidos ao longo de milénios de convivência quotidiana entre a Humanidade e a criação de formas em barro. Abordar esses temas de uma forma criativa é também uma forma de preservar, transmitir e desenvolver Cultura, utilizando o património como ferramenta para o desenvolvimento da expressão individual. Esse património é representado pela exploração desses objectos-tipo, cuja selecção implica logo uma tomada de consciência da nossa relação com determinadas formas e do modo como estão imersas na nossa cultura.
A Taça
Da abordagem irregular wabi sabi nas taças japonesas para a Cerimónia do Chá, às taças impecavelmente simétricas, translúcidas e decoradas no azul cobalto tão característico da Dinastia Ming, passando pelas taças quase cruas de terracota usadas apenas uma vez num casamento no Rajastão ou as malgas da sopa pintadas de branco por dentro no Alentejo, o objecto taça conta-nos inúmeras histórias sobre o tempo e o modo como foram construídas. Mas o que aqui se propõe é que o conhecimento dessa diversidade surja apenas como ferramenta/input e não como objectivo final/técnico, cumprindo assim a dupla função de estimular a abstracção e a apropriação pessoal de cada tema na sua relação com o conhecimento acumulado. Por isso, o desenvolvimento formal das técnicas passa aqui para segundo plano, uma vez que nestes workshops temáticos, pretendemos usufruir duma abordagem experimental dos processos, em que se procura a experiência da construção balizada apenas pelo tema e não pelo desenvolvimentos de competências técnicas que só o tempo e/ou a repetição permitem criar.
Abordagem
As técnicas a utilizar serão o pinching, os rolos e a roda de oleiro, numa sequência de complexidade crescente. Uma vez apreendido o princípio básico de cada técnica, a execução das peças será livre e apenas integrada num conjunto de considerações e exemplos sobre as inúmeras possibilidades de articulação (ou desarticulação) entre a função, a estética e a perspectiva de cada participante. Entre técnicas, faz-se um enquadramento histórico de modo a contextualizar o tema, observam-se e discutem-se exemplos e ouvem-se curiosidades sobre a História da Humanidade e o barro, a origem geológica dos materiais, os fenómenos físicos e químicos envolvidos e outras histórias sobre a nossa relação com o objecto-tema.
Bio
Ricardo Lopes, ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais de conformação e decoração, com particular destaque para a roda de oleiro e a composição de vidrados. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004, tendo antes disso realizados estágios na Polónia, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e foi artista residente em França, Japão, China e mais recentemente, na Índia. Integrou diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Enquanto professor de Cerâmica, participou em diversos projectos educativos, sob a forma de cursos e workshops, em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.
_____________________________________________________
Inscrições até 17 de Novembro. Na secretaria da LAC ou on-line através do e-mail: servicoeducativo.lac@gmail.com, com a indicação dos seguintes elementos de identificação:
Nome:
Morada:
Cod. Postal:
Localidade:
Telemóvel:
E-mail:
Idade:
Inscrições on-line: pagamento por transferência bancária para o nib/iban indicado com envio de comprovativo.
LAC - Laboratório Actividades Criativas
NIB / IBAN > PT50 0045 7191 40042784914 53
Obs: Ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), os seus dados pessoais servirão exclusivamente para este processo e nunca serão divulgados a terceiros.
+ info > +351 927 609 959