Skip to main content

Atividade Colaborativa, com @Mad_Fildz
Projeto Saia em Punho, 2020-presente
08 de Março 2022
Centro Comunitário Duna, Lagos

Sinopse

Com este projeto pretendo dar “voz” escrita e pictórica através da linha bordada, uma forma de comunicação tradicionalmente utilizada pelas mulheres (mundialmente) e tantas vezes usada como ferramenta de rebelião nas suas diversas formas, mais ou menos subtis. Plasticamente, algumas das peças que pretendo desenvolver propõem-se a desafiar cânones através da evocação de estereótipos de moda e domesticidade, e objectos do quotidiano associadas ao espectro da fêmea humana* – não por oposição a estes, mas sim na sua excentricidade e/ou desapropriação.

Os materiais que tenho vindo a seleccionar, sobretudo têxteis, invocam o universo tradicionalmente feminino, doméstico, e estabelecem contraste com outros materiais e objectos tendencialmente atribuídos ao universo masculino. A tensão entre os materiais e as técnicas de trabalho aplicadas serão motivo de estudo da minha parte, no sentido de ampliar essa dicotomia e ambivalência de percepções e sensações. Simultaneamente, a vertente participativa do projecto é crucial na obtenção de comentários e experiências de outras mulheres, que serão, de alguma forma, incorporados nas próprias peças.

A proposta é no sentido de uma desmistificação da condição feminina, num processo quase lúdico entre o íntimo e o público no sentido em que, através dos detalhes e precisão (ou falta dela), os espectadores serão convidados a observar e – literalmente – descortinar mensagens e vivências reais. Transpostas para o universo artístico, participativo no sentido último em que as obras só estão finalizadas quando experienciadas por espectadores, estas expressões individuais anónimas pretendem tornar-se objecto de reflexão e expressão colectiva.

No Dia da Mulher, venho dar continuidade à construção de uma peça colaborativa, iniciada em tempos de pandemia, e que agora vem sendo trazida perante grupos de mulheres, em encontros presenciais. Após apresentação do projeto, objetivos e intenções, é colocado o convite à participação prática, apelando não só à intervenção plástica por parte de cada participante nos objetos que irão constituir a peça final, mas também à troca de ideias e parceria entre pares.

Bio

MadFildz é licenciada em Pintura pela FBAUL (2010) e concluiu Mestrado em Belas Artes (2012). Especializou-se em Mosaico, desenvolveu projetos de Instalação e fez Curadoria em diversos contextos. O seu trabalho traduz um interesse pelas problemáticas da tecnologia vs genética e natureza. Actualmente encontra-se a desenvolver peças que propõem questionar cânones através da evocação de estereótipos, com particular ênfase sobre objectos do quotidiano associadas ao espectro da fêmea humana – não por oposição a estes, mas sim na sua (des)apropriação. Integrou o colectivo da LAC em 2020, e desde Agosto de 2021 assume funções de coordenadora do Serviço Educativo da Associação.