Skip to main content

Concerto Comodoro Amigo & M-PeX

Local: LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Data e hora: 26 de Maio 2023 às 22:00

Entrada livre

 


 

Bio Comodoro Amigo

Comodoro Amigo é o projecto do multi-instrumentista Rui Dinis, precipitado pelo primeiro confinamento de 2020, tornando-o seu mantra: “resistir através da Arte”. O músico e compositor tem residência artística desde 2015 numa das mais importantes associações culturais do Algarve – Laboratório de Actividades Criativas (antiga cadeia de Lagos), com o projecto indie “Staccato Limão”. Sim, é mais um projecto catalisado pelo confinamento ditado pela pandemia. Mas o Comodoro decidiu ir mais longe no conceito “Do it Yourself” imposto pelo isolamento: para além de assumir a composição, gravação e interpretação de todos os temas, pôs literalmente mãos-à-obra para, com a bricolage possível, transformar acusticamente uma das divisões da sua casa no quartel-general da produção deste projecto. Reparou ainda o seu primeiro teclado – um ingénuo Bontempi AZ1100 – e a sua primeira guitarra, juntando-a a outra construída de raíz com o seu pai para, juntamente com alguns instrumentos “na prateleira”, formar o arsenal que dá a este projecto uma estética inconfundível.

Não obstante a abordagem individual na génese do projecto, ao vivo apresenta-se com uma turma de luxo: a teclista Lana Gasparotti (vencedora em nome próprio do Festival Emergente 2021) e o guitarrista / baixista Pedro
Barroso (membro-fundador da conceituada fusion big band Plasticine). O projecto conta ainda com 2 colaborações com artistas plásticos: Cruzes (na produção de um vídeo conjunto apenas com recurso ao Stories do Instagram) e NEVRO (através da composição de temas para 2 exposições em Londres e Milão).

Atari Hanzo | Sinopse do Disco

Depois de ter desvendado os singles “Bretton Woods” e “Polaroid Android”, Comodoro Amigo lançará o seu disco de estreia “Atari Hanzo” no próximo dia 26 de Maio de 2023, data que coincidirá com a sua apresentação ao vivo, que terá lugar na Associação LAC (Laboratório de Actividades Criativas), na antiga cadeia de Lagos, transformada num hub de residências artísticas.

Como o selo de Moreia Elétrica, Atari Hanzo é a celebração de um imaginário geek convertido à cultura pop. Não disfarçando o seu flirt para com um mundo tecnológico na idade dos “porquês”, Comodoro Amigo usa e abusa de uma electrónica pueril, lo-fi, mas cruzada com instrumentos orgânicos, para colorir o seu disco de estreia.

Apesar de algumas aproximações a uma estética retro, este não é projecto de saudade, apenas um projecto com memória. Talvez por isso, a linguagem tem “efeitos retroactivos”, mas com aplicabilidade contemporânea, não só pela produção personalizada, mas sobretudo pelo escrutínio social das palavras, que assumem lugar central neste projecto.

Ficha Técnica:
Letra e Música: Rui Dinis
Mistura: Miguel Vilhena e Rui Dinis
Masterização: Pierre de Wagter e Rui Dinis
Edição: Moreia Elétrica, 2023,
Distribuição: One Level Up
Publishing: Moreia Elétrica
Cover Art: António Pereira (Toy)


 

Bio M-PeX

M-PeX é um músico, compositor e produtor que tem na guitarra portuguesa o traço distintivo da sua identidade musical, posicionando-a enquanto instrumento solista em estéticas sonoras diversificadas, incluindo ambientes electrónicos igualmente da sua autoria. O experimentalismo e a improvisação extensível, com recurso a pedaleiras de efeitos e de loops, fazem igualmente parte da sua expressão artística. As suas criações ensaiam modernizar e globalizar a guitarra portuguesa, culminando numa inovadora confluência musical.

CYNETIK-1 | Sinopse do disco

Guitarra portuguesa, electrónica ambiente e paisagens sonoras cinemáticas CYNETIK-1 é o 14.º disco de originais de M-PeX a solo, desde o lançamento em 2007 de PHADO. Electrónica ambiente que incorpora a sonoridade da guitarra portuguesa com sons programados, explorando-se um pouco mais gravações de campo e paisagens sonoras cinemáticas captadas na aldeia de Burgau. O disco foi composto no âmbito da residência artística PRALAC desenvolvida no LAC – Laboratório de Actividades Criativas . A edição é da Enough Records e o grafismo do Marco Madruga.

https://mpex.bandcamp.com/album/cynetik-1
https://mpex.bandcamp.com
https://enoughrecords.scene.org/release/enrmp511
https://www.marcomadruga.com/

Galeria