Educação: o que temos e para onde vamos?
Data: 21 de Outubro, 2023 das 15h00 às 19h00
Local: LAC – Laboratório de Actividades Criativas
Preço: Entrada Livre
Tragam os vossos petiscos, pratos, talheres e copos para o lanche partilhado. Haverá venda de bebidas no bar. Todas as actividades são por donativo.
Sinopse
Com base em experiências de diferentes contextos educativos, procuramos neste Encontro trazer para cima da mesa, tanto os constrangimentos como as oportunidades. Que princípios, formatos didáticos, ferramentas podemos ver nas escolas e quais as dificuldades sentidas no dia-a-dia pela comunidade educativa? São diversos, os modelos que se adaptam e tentam responder à sociedade de ontem e de hoje. Para onde vamos quando queremos assegurar o futuro dos nossos alunos, com base em experiências educativas que contribuam para adultos realizados, conscientes e felizes?
Teremos a apresentação de um documentário para reflectirmos e nos inspirarmos sobre o tema, seguido de uma tertúlia com representantes dos vários modelos pedagógicos utilizados neste cantinho algarvio.
Para além da Brinquedoteca, que funciona como um espaço de exploração para os mais pequenos, haverão jogos de socialização e educação emocional para os mais crescidinhos, e também uma feira para darmos uma nova vida aos Livros e Brinquedos usados! Educar para a possibilidade de escolha de materiais biodegradáveis e o prolongar do ciclo de vida de tudo o que consumimos.
E como não poderia deixar de ser, para finalizar, terminamos o dia com um lanche partilhado! Tragam os vossos petiscos, pratos, talheres e copos. Haverá venda de bebidas no bar. Todas as actividades são por donativo.
Estejam atentos aos detalhes sobre o programa em https://www.facebook.com/encontrosintegrais
Biografias
Marina Mendes
Lisboeta e com raízes no Barlavento, tem-se dedicado a projectos focados em pesca sustentável nos últimos 14 anos. Apercebendo-se da necessidade de espaço(s) e tempo(s) de convívio na região, mergulhou na vontade de providenciar soluções e também suporte a projectos informais que promovam a partilha de conhecimento e actividades em pessoa, dinamizando, integrando e potenciando as competências e valores da comunidade.
Rita Silva
Lacobrigense curiosa, apaixonada e proactiva, dedica-se há 20 anos a projectos ao serviço da regeneração eco-social, envolvendo-se em diversos contextos, metodologias e estruturas. Formada em engenharia do ambiente e aliada à sua curiosidade, percorre vários caminhos paralelos, da educação ao trabalho social e comunitário, arte, cultura e também movimentos de cidades em transição. Profissão? Talvez activista ou catalisadora comunitária. Acredita no impossível e na criação de novos paradigmas.
Sara Cerejeira
Nascida em Lisboa, estudou audiovisuais na Escola Artística António Arroio, sendo o seu percurso profissional dedicado ao cinema e também à ficção em televisão. Frequentou o curso de Conservação e Restauro na FCT e há três anos mudou-se para o barlavento algarvio onde se abriram portas à realização de outras paixões e oportunidades, entre elas, colocar as mãos na terra, continuar a evoluir na edição de vídeo e fazer parte de uma associação cultural. No entanto, da sua dificuldade em encontrar um ponto de encontro regular entre pessoas residentes com motivações comuns, e da sua vontade em unir a comunidade, lançou-se na realização desta possibilidade de organizar momentos de tertúlia e partilha que possam servir de ponto de partida a acções culturais, ambientais e sociais.