ARTURb 2025 > Artista convidado > Eric VE (DE)
Eric Ventker (n. 1995) é um pintor alemão que concluiu os seus estudos na Kunstakademie Düsseldorf em 2020, graduando-se como Meisterschüler (mestrado). Começou a pintar em 2008 através do graffiti, mas rapidamente se interessou mais pelo trabalho figurativo — retratos, gestos humanos e cenas que contam uma história. Esse foco tem moldado o seu percurso artístico até hoje.
Ao longo dos anos, o seu trabalho evoluiu de capturar um momento isolado para explorar o movimento como um desdobrar lento. Interessa-lhe o que acontece entre ações claras: as pausas, as transições e as mudanças subtis. Em tela ou em murais, as suas composições mostram frequentemente figuras suspensas entre gestos, pensamentos ou espaços.
Desde 2020, Ventker desenvolveu vários projetos em colaboração com artistas portugueses, expandindo a sua prática entre a Alemanha e Portugal. Em 2025, participou na exposição coletiva Mar de Fora na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, e, em outubro, apresentará a sua primeira exposição individual em Faro, no IPDJ.
As suas pinturas figurativas inspiram-se no quotidiano e transportam um sentido de intimidade, muitas vezes apresentadas em sequências que lembram fotogramas de cinema. Desta forma, convida o público a experienciar os momentos não como cenas fixas, mas como algo aberto e em constante transformação.
No ano passado, integrou a residência artística do LAC, onde desenvolveu um projeto de habitação social em Odiáxere, ligando a sua visão artística ao ambiente e à comunidade local.
Links: instagram
Financiamento: Ministério da Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, ALGARVE2030 e Município de Lagos
Apoios e Media Partners: Barlavento, CIN, Correio de Lagos, Street Art Cities, Tapumarte, Marina de Lagos