Galeria Lar // detalhe // Apresentação do Livro A PAREDE DO MEU QUARTO

Subscrever newsletter
Apresentação do Livro A PAREDE DO MEU QUARTO

No dia 24 de Junho, Nuno Ramada apresenta o seu livro A PAREDE DO MEU QUARTO. Na Galeria LAR, pelas 18h30. A entrada é livre.

A parede do meu quarto – apresentação

O aviso prévio mais importante para quem vai ler este livro: isto foi um programa de rádio.
‘A parede do meu quarto’ estreou-se no dia 3 de Janeiro de 2015, no Canal 2 da Rádio Antena Web. Foi publicado pela última vez no dia 27 de Fevereiro de 2016. Ou seja, foi escutado ao longo de um pouco mais de um ano.
Cinquenta noites de sábado, cinquenta emissões.

Cinquenta diálogos… com uma parede.
O locutor e autor desse programa, um idoso e reformado solitário, conversa todas as semanas com a parede do seu quarto. Quer partilhar episódios da sua existência junto de uma parede, já que conversar e conviver com pessoas é um entrave para esse senhor.
Conta retalhos da sua vida, expõe perspectivas, recita poesia, recorda diálogos, cita a Bíblia. Mas, ao mesmo tempo, está à procura de respostas. Será que as encontra?

Esta obra, como tem a sua origem num programa de rádio, tem a particularidade de incluir músicas no meio do discurso. Muitas. Mais concretamente duzentas e cinquenta melodias – cada emissão contava com cinco músicas. Algumas são a resposta ao dilema do protagonista, outras têm no título a ligação com o diálogo (?) e noutras, só quando o leitor ouvir os seus versos, irá entender o porquê de estar presente naquele espaço, naquele momento da conversa.

Um livro para ser lido… e ouvido.

E, por isso, cada apresentação do livro conta com música ao vivo, canções, leituras, diálogos. Um evento dinâmico, que tenta (e consegue) fugir ao aborrecimento.

 

A parede do meu quarto – o autor

Nuno Miguel Teixeira da Silva:

Então não é Nuno Ramada? Sim. A família – de artistas – do lado paterno é conhecida há décadas como ‘Os Ramadas’. Histórias de outros tempos, provenientes de Abragão. E a alcunha prolongou-se até hoje, como se vê.

Nasceu a 18 de Abril de 1987 mas, frequentemente, revela que tem 91 anos. Uma idade aproximada à do locutor e protagonista deste livro.

É natural do Porto mas sempre viveu do outro lado D’ouro, numa Gaya que se tornou lenda.

Foi nesse concelho que se inspirou e que começou a escrever, ainda enquanto adolescente. Ou mesmo em criança. Já não se lembra.

Poemas sobre uma ou outra menina aos 13 anos, versões de músicas na mesma época, peças de teatro que começaram aos 15 anos, canções criadas na sua guitarra desde os 16 anos.

E o primeiro livro, aos 17 anos.

Escreve, toca, canta, representa e fala para o microfone radiofónico.

Juntou tudo isso em ‘A parede do meu quarto’, o seu primeiro livro a ser publicado.