Exposição “OLHOS NAS MÃOS E TACTO NO OLHAR”, de Alexandra Sobral
Inauguração: 12 de Outubro, 18h30, Galeria LAR (Rua Prof. Luis de Azevedo, n.º 37 – Lagos)
Patente até 23 de Novembro (quinta-feira a Sábado das 15h00 às 20h00)
Sinopse:
“Olhos nas mãos e tacto no olhar” *
Na tradição oriental existe um bodhisattva com mil braços, na palma de cada uma das mãos há um olho: a mão representa a ação e o olho a intuição e compreensão.
“Olhos nas mãos e tacto no olhar” reúne desenhos de 2016/17, de viagens e pequenas aventuras no Barlavento algarvio. A 1ª parte resulta da prática de diário gráfico e tinha como finalidade um desenho por dia, que além de registar o que via, à semelhança de uma câmara fotográfica, deixasse também vestígios do meu olhar.
A 2ª parte é um testemunho visual que narra acontecimentos passados com amigos que aqui vivem com quem tenho partilhado espaços, tempo e caminhadas...
Dedico esta exposição às pessoas e a esta terra que me acolhe, que é já um pouco de mim.
* excerto tirado de “O diário de Frida Kahlo”
BIOGRAFIA
O desenho narrativo está desde sempre presente no percurso de Alexandra e na forma como se relaciona com a imagem.
A artista inicia a sua obra com registos de diário gráfico, numa prática diária do desenho em que o onírico se cruza com o real e o detalhe do traço oferece a chave emocional para a sua leitura. As histórias de amigos e a narrativa dos acontecimentos que testemunha pedem para serem desenhados, para melhor serem interiorizados, compreendidos e objetos de reflexão, assim como as histórias e assuntos que lê e o prazer constante da leitura.
A larga experiência em cenografia, como pintora cénica e aderecista, tem-lhe permitido a liberdade e a oportunidade de cruzar uma diversidade de interesses e áreas.
Como escreveu um dia Tim Burton, “o desenho é um exercício para uma mente inquieta”.