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Laboratório de POESIA VISUAL, com MadFildz
Dirigido a turmas da Escola Secundária  Gil Eanes, Lagos
02, 07 e 17 de Maio, 2024

Arquivo

Laboratório de POESIA VISUAL, com MadFildz
Dirigido a turmas da Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos
01 e 07 de Março, 2024

Laboratório de POESIA VISUAL, com MadFildz
Dirigido a turmas da Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos
07 de Dezembro, 2023

Sinopse

Às Cegas com Camões

Um poema visual é uma criação híbrida, que dissolve barreiras entre géneros literários e visuais, pela descontrução e reconstrução de elementos gramaticais e linguísticos, pela recombinação de signos visuais, alcançando uma nova dimensão estética e potencial performativo. Tendo como base a obra Os Lusíadas, de Luiz de Camões, cada participante é convidada/o a selecionar excertos da mesma, e neles encontrar, criar mesmo, a sua interpretação, através do exercício de Black Out Poetry, realçando elementos linguísticos por via de ocultação de outros. Este processo de encobrimento poderá ser mais ou menos gráfico…

O conjunto de peças individuais é então reunido e reorganizado numa (ou mais) composição colaborativa e participativa, convidando a novas interpretações.

Convocando a tecnologia atual, procuraremos refletir sobre os paralelismos que podemos fazer entre o universo do digital e do virtual, e as composições criadas. Poderá a tecnologia ao nosso dispor imediato (i.e., telemóveis) produzir algo semelhante? Poderemos nós – e de que forma – utilizar essa mesma tecnologia com intuito criativo?

Levantando questões e apelando ao pensamento crítico e analítico e ao conhecimento tecnológico, poderão as composições anteriores ser traduzidas – e produzidas – em novos formatos.

Biografia

MadFildz é licenciada em Pintura pela FBAUL (2010) e concluiu Mestrado em Belas Artes (2012). Especializou-se em Mosaico, desenvolveu projetos de Instalação e fez Curadoria em diversos contextos. O seu trabalho traduz um interesse pelas problemáticas da tecnologia vs genética e natureza. Actualmente encontra-se a desenvolver peças que propõem questionar cânones através da evocação de estereótipos, com particular ênfase sobre objectos do quotidiano associadas ao espectro da fêmea humana – não por oposição a estes, mas sim na sua (des)apropriação. Integrou o colectivo da LAC em 2020, e desde Agosto de 2021 assume funções de coordenadora do Serviço Educativo da Associação.