LAC // detalhe // SOBRE O LAC

Subscrever newsletter

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de indivíduos com actividade em diversos sectores da cultura (Escultura, Pintura, Cerâmica, Música, Arquitectura, Cinema, Museologia, Defesa do Património), com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região com especial incidência na zona do Sudoeste Algarvio, mas também o de refuncionalização de um espaço entretanto já desactivado – a antiga cadeia de Lagos.

 

A antiga cadeia de Lagos é uma construção arquitectónica cujos alicerces edificam sobre um antigo Convento, fazendo parte integrante da história da cidade. Este edifício construído com outros objectivos revelam actualmente uma dicotomia interessante de prisão/ reclusão VS criatividade/ liberdade, ao tornar-se espaço de criação reverteu assim os moldes da sua existência – agora as celas são espaço de ateliê para artistas, que com a sua utilização e trabalho contribuíram para a revitalização deste edifício, dotando-o de uma nova história.

 

Desde 2001 que o LAC tornou-se numa estrutura de acolhimento artístico – única no barlavento algarvio, permitindo albergar anualmente projectos individuais e colectivos num total aproximado de 20 artistas, em áreas tão diversas como a música, pintura, escultura, e/ ou outros projectos de cariz alternativo e não comercial.

 

Em 2008, é implementado o PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC, com projectos anuais, de curta duração ou pontuais, dando resposta a propostas exteriores e permitindo que artistas de diferentes nacionalidades tenham a oportunidade de explorar o seu trabalho criativo na cidade de Lagos em site specific.

 

Paralelamente, dinamiza exposições, performances, concertos no seu espaço, na promoção dos artistas residentes, mas também em parcerias com diferentes entidades de âmbito Regional e Nacional, nomeadamente casaBranca, Chili com Carne, Teatro Experimental de Lagos, Fungo Azul, ADS - Associação de Designers do Sul, entre outras.

 

Ao nível da formação desenvolve Cursos Anuais, com actividades de Dança e Expressão Plástica e promove oficinas e workshops técnicos das diversas áreas artísticas, tendo protocolado actividades com as turmas de Artes das Escolas Secundárias Gil Eanes e Júlio Dantas de Lagos.

 

Desenvolve diversos projectos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência, ROOTS e KICK IN THE EYE.

 

Financiamento: