Data: 16 de Junho de 2023
Hora: 22:00
Local: LAC – Laboratório de Actividades Criativas
Entrada livre
Sinopse
Na n0ite de 16 de junho, a partir das 22h, o Museu Zer0 apresenta no LAC dois concertos de música eletr0nica imersiva e contemplativa. Às 22h Gonçalo Penas abrirá a noite com o seu concerto e às 23h será a vez de Rita Silva.
Gonçalo Penas
Desenvolveu interesse pela música eletrónica desde cedo, começando a descobrir as ondas artificiais e digitais antes de quaisquer outras. Em 2019, lançou o álbum de estreia Ego de Espinhos na editora Subtext, de James Ginzburg, que proporcionou a participação em festivais como o Open Source Art Festival, na Polónia, e o NODE Festival, em Itália. Em 2020 lança canal-conduto, EP fruto de uma residência em colaboração com Inês Malheiro a convite do gnration.
Rita Silva
Rita Silva é uma compositora e instrumentista daqui, atualmente a estudar no Instituto de Sonologia na Holanda, em apresentação ao seu novo álbum – The Inflationary Epoch – após a sua estreia no ano transato com o promissor e auto-explicatório ‘Studies Vol. I’. Recorrendo à improvisação com sintetizadores modulares e técnicas generativas de programação, Silva indiciou nesses primeiros estudos uma abordagem devedora de pioneiras como Suzanne Ciani, Laurie Spigel ou Delia Derbyshire – há até um tema com o seu nome para deixar clara a linhagem – que é agora muito mais confiançuda e plena de propósito. Deixando de lado qualquer intenção mais escolástica, ‘The Inflationary Epoch’ assume um pendor mais grandioso e elevado, através de cascatas de arpégios num fluxo fractal que se vai mutando de forma hipnótica e algo alucinatória, num cosmos psicoacústico onde também pairam artistas como Caterina Barbieri ou Jessica Ekomane.