ARTURb 2023 > Artista Convidado > Nuno Viegas (PT)
Nuno Viegas, também conhecido como Metisone, é um artista português nascido em Faro (1985) e criado em Quarteira. Fundador do coletivo de arte Policromia Crew, iniciou sua jornada artística através do graffiti em 1999.
Após concluir os seus estudos em Artes Visuais na Universidade do Algarve mudou-se para Roterdão, Países Baixos, (2014) onde descobriu uma nova identidade artística e começou a desenvolver as suas pinturas fortemente influenciadas pelo movimento graffiti. Este tem sido o foco produção do artista e sua maior fonte de inspiração. Nuno apresenta-nos um contraste entre a realidade visualmente agressiva e por vezes suja do graffiti tradicional e a sua representação pacífica e limpa nas suas obras. A abordagem deste tema é uma homenagem contínua a todos aqueles que dedicam parte das suas vidas a este movimento. Graffiti Writers que mantêm o graffiti real e vivo numa época em que a definição de graffiti tende a ficar distorcida e misturada com a Street Art. Em 2016 Nuno trabalhou com a Street Art Today em Amesterdão que lançou o artista no panorama da Street Art, rapidamente chamando a atenção do Urban Nation Berlin – Museu de Arte Urbana Contemporânea.
Ao longo dos anos seguintes o artista trabalhou com Yasha Young Projects, Graffiti Prints e Thinkspace Gallery e agora podemos ver seu trabalho expandindo-se por murais e instituições artísticas por todo o mundo sempre com o objetivo de melhorar e avançar em direção ao seu sonho – Assinar a lua.
No final de 2019, Nuno regressa à sua cidade natal Quarteira, em Portugal, onde se encontra sedeado neste momento. Em 2021 Nuno Viegas começa a desenvolver projetos com a Underdogs Gallery, a principal galeria portuguesa dedicada á Arte Urbana Contemporânea, a qual se tornou sua representante em território nacional.
Links: website | instagram | facebook | youtube | twitter
Financiamento: Direção-Geral das Artes e Município de Lagos
Apoios: Alvor FM, Barlavento, CIN, Correio de Lagos, RUA FM, Sul Informação, Tomorrow Algarve Magazine