Durante o LAC Dia Aberto 2023 filmámos as performances dos Artistas em Residência PRALAC (Projecto de Residências Artísticas do LAC). Partilhamos então o showcase da banda Plasticine.
Música: Plasticine – Funkycine
Vídeo: Grilo & Gaspar
Edição: João Faísca
Financiamento: Direção-Geral das Artes
Município de Lagos
Biografia
Plasticine é uma banda de fusão/World Music que desafia fronteiras sónicas. É música que transgride géneros ao combinar elementos de rock progressivo, funk, jazz e soul e atravessa fronteiras geográficas ao incutir afrobeat, influências latinas e orientais no seu som. Em suma, é um entrelaçar de fibras de diferentes origens para criar uma tapeçaria musical única.
Três anos após o lançamento do seu primeiro álbum, a banda já passou por vários auditórios e festivais, incluindo o MED, e em Setembro 2022 lançou o seu segundo trabalho: “The Most Beautiful Skies”, um álbum que trata de batalhas globais e individuais e do sentimento que surge quando se olha para o céu e este parece o mais belo que alguma vez se viu, por se ter alcançado algo.
O álbum conta com vários convidados especiais, incluindo o João Frade, em temas tais como “Os Icebergs de Freud” sobre as alterações climáticas, e já recebeu várias menções em blogues de música internacionais.
O crescimento de Plasticine também tem sido exponencial nas plataformas de streaming, contando com mais de 5000 monthly listeners no Spotify. Os temas mais ouvidos são o “In Vain”, “Funkycine” e “Psyclone” e a música “Time Knife” chegou mesmo a ser nomeada para dois prémios IPMA.
“Afrobeat, soul, funk, jazz e o mundo em geral num só invólucro dançável. Esta banda fervilhou com uma secção de sopros, guitarras e teclados ao rubro e uma base de bateria/percussão a suportar tudo isto. Sem artifícios nem artimanhas, apenas música pulsante de uma banda com uma energia transmitida directamente do palco para o público”