Skip to main content

ROOTS 2024: Ciclo de Cinema “Maison Tropicale”, de Manthia Diawara
Data: 27 de Novembro às 21h
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Entrada livre

Um documentário que ressuscita as histórias escondidas e as memórias daqueles que ficaram em África quando as Maison Tropicale foram removidas. Mireille Ngatsé viveu durante vários anos na Maison Tropicale em Brazzaville. A casa foi desenhada por Jean Prouvé, o famoso construtor e arquitecto francês. A Sra. Ngatsé descreve a construção em alumínio como sendo confortável, ainda que não tivesse electricidade ou água canalizada. Ela adorava o ar fresco e a luz azulada que entrava pelas janelas redondas.
Um dia, vindos de França, chegaram quatro homens a Brazzaville e levaram a Maison Tropicale dentro de contentores. Hoje, Mireille Ngatsé vê as fotografias de um catálogo e percebe que a sua casa está a ser exibida em todo o mundo como um precioso objecto artístico.

O documentário de Manthia Diawara, natural do Mali, é um complemento do projecto artístico de Ângela Ferreira sobre a Maison Tropicale de Jean Prouvé, que foi mostrado na Bienal de Veneza de Arte Contemporânea de 2007. O filme ressuscita as histórias escondidas e as memórias daqueles que ficaram em África quando as Maison Tropicale foram removidas, revelando-se assim uma investigação sobre as identidades, a arte africana e a noção de património cultural num contexto pós-colonial.