Skip to main content
ROOTS 2024: “Desconstrução de Narrativas e Mitos” Conferência e Projecção de Filme
Data: 17 de Novembro às 16h
Local: Armazém Regimental
Entrada livre
Neste painel juntamos uma artista visual e uma investigadora, cujos projetos de pesquisa artística e de investigação científica sobre o passado colonial português, e em particular sobre as missões etnográficas, permitem outras possíveis leituras sobre as narrativas históricas.

Ângela Ferreira

Assistant Professor, FBA, Universidade de Lisboa / Hon. Research Fellow, WCI, Wits University
A apresentação de centrar-se-á na introdução a uma obra de arte A Tendency to Forget (2015) e a partilha da recolha de materiais de pesquisa que marcaram a investigação sobre a vida e obra de dois académicos portugueses que realizaram pesquisas etnográficas no norte de Moçambique durante o final da década de 1950 e início da década de 1960 – Jorge e Margot Dias. No final da sessão apresentaremos o curto filme que se insere na instalação imersiva – Adventures in Mozambique and the Portuguese Tendecy to Forget.

Sofia Borges

Doutoranda em História e Filosofia da Ciência / Instituto de História Contemporânea, Universidade de Évora (IHC-UÉ/IN2PAST)
Apresentação da investigação em torno dos objetos de campanha utilizados durante o período colonial português do Estado Novo. Estes itens utilitários, desgastados e sem valor aparente, frequentemente invisíveis nas narrativas históricas foram, no entanto, essenciais em missões científicas coloniais, destacando-se pela resistência e praticidade em ambientes adversos.