ROOTS 2025 > Co-curador > Francisco Vidal (Portugal / Angola)
Nascido em Lisboa em 1978, filho de mãe cabo-verdiana e pai angolano, Francisco Vidal tem vindo a explorar no seu trabalho vários suportes, incluindo a pintura, o desenho e a instalação, resultado de uma meticulosa e continuada reflexão sobre as possibilidades discursivas da expressão plástica e estética na relação com as sociedades e actualidades Portuguesa e Angolana. O seu trabalho está imbuído de uma conotação histórica e política, abordando temáticas como a diáspora africana, miscigenação cultural e identitária, e correntes transculturais.
Foi um dos representantes de Angola na 56a Bienal de Veneza (2015), país onde tem repartido residência com Portugal. Expõe regularmente desde 2005, em mostras individuais e colectivas, em Lisboa, Luanda, Paris, São Tomé, Joanesburgo, São Paulo, Londres, Macau, Lagos, Chile, e encontra-se representado em várias colecções públicas e privadas de renome.
Links: instagram
Foto de Francisco Vidal: © Natasha Cabral, cortesia do Festival Iminente
Financiamento: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes e Município de Lagos
Apoios: Museu de Lagos, Município de Caldas da Rainha / Centro de Artes, CAAA – Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (Guimarães), Messe Militar de Lagos, Teatro Experimental de Lagos









