Skip to main content

ROOTS 2025 > Artista Convidada > Marilú Mmaapengo Námoda (Moçambique)

Marilú Mmaapengo Námoda é uma artista visionária, curandeira e pós-activista que engaja com a política de parir futuros outros. Sua prática questiona a possibilidade do amor como uma força cósmico-política ancestral capaz de curar a “ferida colonial” em suas múltiplas expressões de neocolonialidade, cis-hetero-patriarcado e capitalismo. Através de formas híbridas e experimentais, sua obra entrelaça performance art, instalação, pintura e vídeo-arte com o pensamento pós-ativista enraizado na sabedoria da Mãe-Terra, e na filosofia e espiritualidade Bantu.

Em 2023, Námoda foi uma das três vencedoras do Prêmio Paulo Cunha e Silva, concedido pela Galeria Municipal do Porto, em Portugal. Seu trabalho já foi apresentado na Hessian Theatre Academy, em Frankfurt (2024); no Santarcangelo Festival, em Santarcangelo (2022); no Spielart Festival, em Munique (2021); na Kaserne Basel, em Basileia (2021); entre outros.

Links: website | instagram

Financiamento: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes e Município de Lagos
Apoios: Museu de Lagos, Município de Caldas da Rainha / Centro de Artes, CAAA – Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (Guimarães), Messe Militar de Lagos, Teatro Experimental de Lagos