ROOTS 2025 > Artista Convidado > Modou Dieng Yacine (Senegal)
Modou Dieng Yacine é um artista visual africano contemporâneo que vive em Chicago, Illinois. Dieng Yacine passou os últimos 20 anos entre os Estados Unidos e a sua cidade natal, Dakar, no Senegal. Nas suas obras em técnica mista, ele combina pintura e fotografia para criar um posicionamento dualista, no qual os dois meios se complementam e se ativam mutuamente. Para Dieng Yacine, a imaginação da pintura em si dita frequentemente o meio utilizado na obra. Incorporando frequentemente materiais como ganga, serapilheira, cartão e molduras de madeira, discos de vinil, ele afirma tanto a sua identidade africana como o estilo de vida contemporâneo em que se encontra.
Ao construir a sua paleta de cores distinta, Dieng Yacine seleciona os tons da poeira do deserto subsaariano, ajustados e sobrepostos com a coloração sazonal variável dos tons tropicais. A sua geometria e formas são derivadas e influenciadas pelo seu amor pela arquitetura e design Bauhaus, criando uma implementação espacial de gestos emocionais e decisões intelectuais na superfície onde o caos da arquitetura urbana africana é confrontado com um discurso pós-colonial, diálogos interculturais e migrações. Dieng Yacine expôs internacionalmente e é cofundador da empresa curatorial Blackpuffin, sediada em Chicago. Dieng Yacine possui um mestrado em Belas Artes pelo San Francisco Art Institute, EUA.
Links: instagram
Financiamento: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes e Município de Lagos
Apoios: Museu de Lagos, Município de Caldas da Rainha / Centro de Artes, CAAA – Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (Guimarães), Messe Militar de Lagos, Teatro Experimental de Lagos









