ROOTS 2025 > Artista Convidada > Sara Baga (Portugal)
Sara Baga, desenvolve uma prática artística transdisciplinar situada na intersecção entre ecologia, cinema e artes performativas.
Enquanto artista pensa a criação como gesto de escuta e reciprocidade — ativando estéticas de atenção e um modo de fazer que é, simultaneamente, pesquisa, relação e oferenda, revelando uma constelação de narrativas sensíveis ao território e às micro-resistências culturais.
Tende a habitar zonas de criação coletiva e experimentação politizada, participando em residências internacionais como o Festival Xarkis (Chipre) ou o centro cultural feminista La Bonne (Barcelona).
Dos seus trabalhos, destaca-se “La Veine Verte” (2022), longa-metragem que documenta práticas regenerativas em cinco países do Golfo da Guiné e foi distinguida com quatro prémios internacionais, uma menção honrosa de cinema de direitos humanos e o Prémio Chiwara (2021), atribuído pelo Governo do Mali em reconhecimento da sua contribuição cultural.
Links: instagram
Financiamento: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, Direção-Geral das Artes e Município de Lagos
Apoios: Museu de Lagos, Município de Caldas da Rainha / Centro de Artes, CAAA – Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (Guimarães), Messe Militar de Lagos, Teatro Experimental de Lagos









