Skip to main content

 

ROOTS é um projecto que pretende abordar o tema da escravatura através de uma visão contemporânea, criando novas rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados e as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando e identificando as raízes desse processo.

Partindo da descoberta de um “cemitério” de antigos escravos – tratando-se na realidade de uma “lixeira” com 155 esqueletos amontoados uns sobre os outros no Vale da Gafaria – o LAC decidiu levar a cabo o projecto ROOTS, convidando artistas das artes plásticas, música, dança e performance para, em residência artística, desenvolverem um trabalho que tenha como ponto de partida a realidade esclavagista, sendo estes livres para desenvolverem o seu trabalho, individual ou colectivamente.

ROOTS remete-nos duplamente para o significado original da palavra, quer no sentido de ter sido o escravo arrancado das suas raízes ancestrais, quer para as raízes que, com o passar do tempo e de sucessivas gerações, foram criadas nos países de destino moldando a sua identidade cultural contemporânea como, por exemplo, se torna evidente nos casos do Brasil e Cabo Verde. Remete-nos ainda para a ideia de rota, percurso e viagem, porta de partida e de chegada, de que Lagos é exemplo e participante activo.

Em 2017 o projecto regressa a Lagos para, a partir do lugar inicial do projecto, reforçar o seu pendor internacional e preparar-se para atingir outros continentes e outras realidades culturais, equacionando, a partir de novas e diferentes perspectivas, as dimensões, quer históricas, quer contemporâneas, do fenómeno da escravatura, suas causas e/ou consequências políticas, sociais, económicas e culturais.

Futuramente pretende-se estimular a que sejam realizadas residências artísticas/ eventos no âmbito desta temática, através dos diversos contactos com a massa criativa dos países participantes e da experiência adquirida.