O LAC e o Serviço Educativo
Porquê?
A missão do LAC, neste domínio, passa por estruturar um projeto educativo e de mediação artística e cultural, enquanto processo partilhado e participado, de acesso e aproximação com as artes e a cultura, no domínio da educação não formal, dando especial atenção à especificidade dos públicos e tendo em conta os ODS.
Programas do Serviço Educativo
Como?
A programação sendo muito variada, tende a privilegiar a integração de artistas em residência anual do LAC, entre os quais: Patrícia Leal (Fotografia), Ricardo Lopes (Cerâmica), MadFildz (Expressão Visual, Desenho, Pintura) e Nuno Murta (Som e Expressão Dramática), divulgando e promovendo uma variedade de oficinas, workshops, laboratórios de experimentação artística, das mais diferentes áreas. Com o apoio do Serviço Educativo, o LAC organiza e acompanha o circuito de Arte Urbana na cidade de Lagos e integra as escolas na criação de pintura de murais temáticos no espaço escolar. Os workshops e ARTLABs realizam-se, num único momento, enquanto os cursos, como as Aulas de Desenho, decorrem anualmente. Os conteúdos pedagógicos permitem uma melhor contextualização das artes na contemporaneidade, ajudam à sensibilização para o papel imprescindível da arte na História e para a importância da estimulação da criatividade, combate de barreiras artísticas e da promoção de uma cidadania ativa.
Relativamente à sua definição, o ART LAB caracteriza-se como um laboratório de experimentação artística, composto por exercícios de cariz artístico, técnico e educacional, guiados pelos artistas em residência. É destinado à comunidade escolar, que queira participar ativamente na comunidade em que se insere e expandir a sua aprendizagem e competências.
As oficinas e workshops, podem ter um teor mais especializado, como é o caso da Oficina de Técnicas Básicas de Aguarelas, o Workshop de Cianotipia e de Escultura Cerâmica. Estas actividades são por norma, guiadas pelos artistas em residência anual ou artistas convidados e destinam-se ao público em geral.
O Serviço Educativo procura ainda responder às necessidades específicas dos grupos escolares, e tem aceitado desafios propostos pelas próprias escolas, no sentido de desenvolver actividades em torno de projectos das turmas. Estas dinâmicas têm permitido demonstrar a transversalidade das disciplinas e desmitificar barreiras em torno das Artes na comunidade.