Skip to main content

Workshop de Stop Motion e Sonoplastia: Claymation, com Marta Belo e Marta Gonçalves
Data: 16 de Março, 2024
Duração: 3 horas (das 10:00 às 13:00)
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Preço: 30€ p/pessoa (material incluído)

Sinopse

Nesta oficina vamos descobrir uma das técnicas do cinema de animação, o claymation (animação com pasta de modelar).

Começaremos por assistir a alguns exemplos de curtas-metragens feitas com esta técnica e depois disso iremos criar uma história e transformá-la numa curta metragem em claymation para a qual criaremos também sons, recorrendo à sonoplastia.

Será uma oportunidade para aprender sobre várias funções numa produção cinematográfica, do guião à caracterização, direcção de arte, som e realização, e no final os participantes ficarão com o registo do filme que realizaram e revisitá-lo sempre quiserem!

Esta oficina promove: criatividade // motricidade fina // liberdade e pluralidade de expressão // leitura em voz alta // cooperação e capacidade de trabalho em grupo // socialização // capacidade de gestão de tempo // confiança // capacidade de comunicação e decisão // espírito crítico

Biografia

Marta Belo

Marta Belo é licenciada em Ciências da Comunicação – Cinema e Televisão pela Universidade Nova de Lisboa em 2010, trabalha desde então como freelancer em produção e pós-produção de vídeo e fotografia, tendo especial interesse em projectos de natureza cultural, pedagógica, artística e comunitária.

Como artista, cria animações de keyframe a partir de recortes digitais (de fotografia, desenho, pintura, etc), e explora as potencialidades da refração da luz através de diversas superfícies e elementos em busca de mundos abstractos e narrativas emocionais.

Actualmente integra ainda o núcleo do Cinema À Margem, um projecto que pretende devolver a experiência do cinema a zonas onde o cinema deixou de existir.

 

Marta Gonçalves

Com um percurso marcado através da música e do som, Marta destaca-se pela sua abordagem lúdica e experimental na arte. Utiliza a metodologia “aprender a brincar” nas oficinas e eventos, usando a experimentação e partilha como pilar de aprendizagem. Com a sua formação em Ciências Musicais e experiência como educadora musical, procura explorar novas dimensões sonoras de maneira divertida e criativa. Com o gosto de inspirar e envolver, é seu objectivo transformar as oficinas numa jornada de descoberta, demonstrando que a experimentação e a arte caminham de mãos dadas na busca por novas expressões sonoras.